Vivenciamos nesse momento o impacto da mais recente pandemia da Covid-19 e, em meio a isso, a ansiedade tem sido uma grande preocupação. Desde que o isolamento e o distanciamento social foram implementados, como medida preventiva contra a doença, tivemos que nos adaptar a novas rotinas e comportamentos.

Por ser um cenário incontrolável e de nível global, nem todas as pessoas têm conseguido lidar com essa nova forma de viver. Consequentemente, nosso corpo e mente sentem esse impacto apresentando sinais de ansiedade.

Você sabe o que fazer durante uma crise de ansiedade?

Controlar a ansiedade atualmente tem sido uma tarefa difícil para a maioria das pessoas, pois estamos enfrentando situações estressantes. Durante uma crise é quando os sentimentos afloram e se manifestam de forma intensa em nosso corpo. Ao reconhecer os sintomas de ansiedade, saiba que existem algumas atitudes que podem te auxiliar a se controlar e se acalmar: 

1- Respire fundo: inspirar e expirar o ar vagarosamente é uma mensagem de relaxamento para o nosso cérebro. Esse exercício pode ser feito várias vezes durante o dia para acostumar nosso corpo a lidar com as situações de estresse ou ansiedade.

2- Verifique a realidade: Quando perceber que está ansioso, tente identificar quais pensamentos estão passando pela sua cabeça e quais emoções está sentindo. Ao identificar os dois, questione se o pensamento é real, ou se a ansiedade é quem está fazendo com que você distorça o que realmente está acontecendo.

3 – Mude o foco: Ocupar a mente com algo que seja prazeroso é uma ótima forma de controlar a ansiedade. Encontre atividades que te interessam e proporcionam bem-estar. Que tal dar uma caminhada? Mesmo que seja no próprio ambiente de trabalho é uma ótima forma para se distrair de situações que causam ansiedade. 

4 – Tenha uma rotina: organize seu dia, lembrando-se de reservar o tempo para as atividades obrigatórias, e alguns momentos para as atividades relaxantes e que ajudam a manter sua cabeça no lugar. Você pode colocar seus afazeres em um mural colorido, em uma agenda ou em listas. O importante é se organizar com antecedência.

5 – Desconecte-se: procure não levar trabalho para casa, passe menos tempo verificando o e-mail e mensagens no celular. Tente antes de dormir desligar-se das tecnologias. E lembre-se, se você não descansar, não terá energia suficiente para o novo dia.

Esses passos são fundamentais para lhe auxiliar no controle da ansiedade, lembrando que o primeiro passo é perceber e aceitar a ansiedade. Só assim você conseguirá controlá-la. Seja paciente e repita esses passos quantas vezes for necessário.   

Devemos ter consciência de que essa fase é passageira e que, mesmo longe de pessoas queridas, não estamos sozinhos. É o momento de nos acolhermos e nos ajudarmos.

Processos de adaptação são necessários nesse período. Não guarde seus problemas para você, converse com a sua família, seus amigos e não hesite em procurar ajuda profissional se estiver sendo difícil lidar com as suas emoções. Aceite, contemple, haja, libere o ar, mantenha, examine, sorria, e espere o futuro com aceitação.

Hospital Regional Terezinha Gaio Basso de São Miguel do Oeste
Franciele Vizzotto – Psicóloga – CRP 12/08090
Diretora técnica – Katia Bugs – médica – CRM 10375 – Nefrologista – RQE 5333