Na última quinta-feira, 18, o Hospital Regional Terezinha Gaio Basso – Instituto Santé realizou um treinamento sobre o atendimento de pacientes Covid-19 para os profissionais da Sociedade Beneficente – Hospital Guarujá e do município de Guarujá do Sul. O treinamento foi online.

Profissionais de diferentes setores do Hospital Regional de São Miguel do Oeste estiveram presentes para o repasse de informações. O treinamento foi ministrado pela médica infectologista, Priscila Bratkowski e pela enfermeira, Natacha Zappani. Contemplou temas como a separação de fluxos de atendimento do paciente sintomático respiratório, atendimento ao paciente com COVID-19 (prescrição, cuidados, rotina de exames), uso de Equipamento de proteção individual (EPI’s), rotinas de isolamento, indicação de internação e critérios de alta hospitalar.

Os treinamentos visam preparar profissionais de saúde para assistência do paciente com suspeita ou confirmação do diagnóstico da Covid-19. As práticas repassadas foram baseadas nos protocolos de atendimento estabelecidos pelo Ministério da Saúde. Cerca de 15 profissionais de Guarujá do Sul estavam presentes.

O diretor assistencial do Hospital, Ezequiel Paixão, destaca que quanto melhor for a qualificação e integração dos diferentes pontos de atenção, maior será o benefício para o paciente atendido. As qualificações potencializam a capacidade de atendimento da estrutura e dos profissionais, tornando a assistência mais segura. A colaboração entre os hospitais e municípios é essencial. “Estamos cada dia enfrentando situações novas, diferentes e quanto mais contribuirmos com o conhecimento, uns dos outros, melhor será o atendimento aos pacientes”.