Os profissionais da Unidade Prisional de São Miguel do Oeste participaram, no última segunda-feira, 27, de uma capacitação voltada ao reconhecimento e atendimento à parada cardiorrespiratória. A iniciativa, promovida pela educação continuada do Hospital São Lucas de Guaraciaba, teve como objetivo fortalecer as habilidades da equipe no suporte básico e avançado de vida, com foco especial em situações de parada cardiorrespiratória e ressuscitação cardiopulmonar (RCP).
A capacitação foi realizada pelos enfermeiros, Márcia Dreher, Aline Martine e Charlies Popioleck. Durante o treinamento, os participantes receberam orientações abrangentes sobre as melhores práticas no reconhecimento precoce de uma parada cardiorrespiratória, identificação de sinais de alerta e ações imediatas a serem tomadas para aumentar as chances de sobrevivência do indivíduo.
“O conteúdo abordou desde conceitos fundamentais sobre anatomia e fisiologia cardíaca até técnicas avançadas de RCP, garantindo que a equipe esteja preparada para lidar com diferentes cenários de emergência médica dentro da unidade prisional”, explica a enfermeira Márcia.
Ao final do treinamento, a equipe demonstrou engajamento e aprimoramento nas técnicas aprendidas, ressaltando a importância do investimento em educação continuada para garantir a excelência no atendimento prestado.