Santé completa 3 anos na gestão do Hospital de Cedro com avanços em estrutura, atendimento e administração

Desde 1º de julho de 2022, o Hospital de Cedro, fundado em 1956, iniciou uma nova fase em sua história ao passar a ser gerido pelo Instituto Santé. A Unidade Hospitalar, que sempre teve papel essencial na vida da comunidade regional, passou a vivenciar, a partir dessa parceria, um processo de reestruturação, modernização e ampliação dos serviços prestados. 

Ao longo desses três anos, a estrutura e a qualidade da assistência evoluíram. Com o apoio dos municípios de São José do Cedro e Princesa, o Hospital ampliou seu atendimento para mais de 17 mil habitantes, garantindo maior acesso a serviços ambulatoriais, de urgência e emergência.

Atualmente, são oferecidas consultas e procedimentos em especialidades como clínica geral, ginecologia e obstetrícia, cirurgia geral, ortopedia, anestesiologia, pediatria, vascular, cardiologia, otorrinolaringologia e urologia. Foram realizadas mais de 2.700 cirurgias durante os três anos. Na área de exames, foram realizados mais de 10 mil raio-x, cerca de 1.000 ultrassonografias, mais de 100 mil exames laboratoriais, além de mamografias, eletrocardiogramas, endoscopias e colonoscopias.

O Pronto Socorro do Hospital de Cedro realizou 41.833 atendimentos durante esse período. Para elevar a qualidade do serviço prestado, o setor passou por melhorias, como a instalação de porta automática que proporciona maior acessibilidade e segurança desde a entrada e a climatização do ambiente para oferecer conforto em todas as estações do ano.  Em breve, outra novidade, o PS Agora, um monitor em tempo real que possibilita o acompanhamento transparente do número de atendimentos e o tempo de espera do Pronto Socorro. 

Os avanços foram possíveis com investimentos em infraestrutura e equipamentos, viabilizados por emendas parlamentares, recursos próprios da unidade hospitalar, apoio dos municípios, parceiros e eventos beneficentes, como a Feijoada do Hospital de Cedro.

Entre as aquisições estão materiais para otorrinolaringologia no Centro Cirúrgico, oxímetro de pulso infantil, aspirador cirúrgico, monitores multiparâmetros, sistema de vídeo endoscopia rígida e aparelho de anestesia. O laboratório recebeu um analisador automático de bioquímica, centrífuga e leitor de código de barras. Também foram adquiridos novos uniformes, dois monitores multiparâmetros e um ventilador pulmonar eletrônico de transporte.

Outras melhorias incluem a climatização de todos os leitos, criação do ambulatório de endoscopia e colonoscopia, nova central de oxigênio e gás medicinal, substituição do telhado da ala antiga, revitalização de acessos e recepções, sistema de monitoramento com 17 câmeras e modernização dos setores de internação, laboratório, centro cirúrgico e Pronto Socorro. Também foram adquiridos novos equipamentos e mobiliário hospitalar.

Para os próximos anos, está prevista a reforma e ampliação de 250 metros quadrados da ala antiga da internação, com investimento estimado em R$2 milhões. Também está prevista a aquisição de equipamentos como raio-x digital, arco cirúrgico e autoclave.

A gestão do Hospital de Cedro pelo Instituto Santé completa três anos com foco no fortalecimento da assistência, ampliação de serviços e investimentos contínuos. O compromisso com a saúde pública e com a comunidade segue como prioridade.