Santé lança programa Mente Saudável para colaboradores de 11 unidades

O tema saúde mental tem ganhado cada vez mais ênfase nos diversos segmentos da sociedade. Ciente disto, o Instituo Santé lançou nesta quarta-feira, 22, o Programa Mente Saudável. Com uma abertura virtual, o projeto foi lançado com o presidente, Tércio Egon Paulo Kasten, integrado às 11 unidades com gestão e consultoria Santé, falando da importância do Mente Saudável para todos.

Presidente do Santé, tërcio Kasten e a coordenadora do Mente Saudável, Menara Bortoletti

O Programa visa prevenir o surgimento e agravamento de dificuldades emocionais, bem como auxiliar no acesso a tratamento de qualidade para a manutenção da saúde e bem-estar dos colaboradores. Conforme a psicóloga Menara Bortoletti, uma das coordenadoras do Mente Saudável, estão previstas ações integradas visando “a saúde não apenas como a ausência de doenças, mas como um equilíbrio entre bem-estar físico, mental e social do colaborador”, afirma.

Entre os objetivos do Programa, estão: melhorar a saúde emocional dos profissionais; promover ações para reduzir estresse relacionado ao trabalho; organizar palestras, encontros e rodas de conversa sobre o tema Saúde Mental; criar mídias audiovisuais e cartilhas educativas sobre o tema; disponibilizar capacitação aos profissionais da área da saúde; envolver comissões hospitalares de humanização para ações internas nos hospitais que estão sob gestão do Instituto Santé; encorajar, através da informação, os colaboradores a buscar apoio emocional quando assim desejarem.

No primeiro encontro, após a abertura com o presidente do Santé, os colaboradores tiveram uma palestra em cada unidade sobre Saúde Emocional. Os próximos encontros, abordarão os temas: luto/perdas; ansiedade; depressão e prevenção ao suicídio; família e cuidado emocional; interações e relacionamentos saudáveis. O Mente Saudável segue até dezembro de 2023, com ações bimestrais.

Brigada de Suporte Emocional
O Instituto Santé acredita que a educação é capaz de transformar atitudes e pensamentos para promover qualidade de vida e saúde emocional no trabalho. “O programa Mente Saudável cria não apenas um espaço de discussão sobre o tema saúde mental, mas também uma possibilidade de acolhimento às demandas que possam, eventualmente, emergir a partir da abordagem dos assuntos”, explica a coordenadora Menara.

Ela enaltece a criação de um grupo de três a cinco pessoas, por entidade, selecionadas com perfil acolhedor e humanizado, visando oferecer suporte emocional em situações de emergência. “A Brigada de Suporte Emocional receberá capacitação online por profissional de Psicologia com formação na área. As capacitações serão disponibilizadas com agendamento prévio através de um cronograma que será enviado para o responsável de cada unidade”.

Menara ressalta ainda que o colaborador que sentir necessidade de um atendimento específico devido a alguma demanda pessoal poderá buscar, junto ao responsável pelo programa na sua unidade, informação e encaminhamento para atendimento psicológico. “Para isso, foram referenciadas a rede de atendimento do SUS (Unidades Básicas de Saúde – UBS, Centro de Atenção Psicossocial – CAPS) e entidades parceiras (universidades, ONGs, entre outros)”, finaliza.