O Hospital Regional Terezinha Gaio Basso de São Miguel do Oeste, o Hospital Municipal de Dionísio Cerqueira e o Hospital Sagrada Família de Itapiranga recebem no dia 30 de novembro, em Florianópolis, o Prêmio Catarinense da Excelência por terem se destacado na implementação de ferramentas de gestão alinhadas ao Modelo de Excelência na Gestão (MEG). As três unidades contam com a gestão do Instituto Santé e estão na categoria Nível I – 125 Pontos.
O diretor executivo do Santé, Jeferson Gomes, explica que foi o primeiro ano que os Hospitais participaram. “A experiência foi muito positiva e a conquista motiva as demais unidades a participarem nos próximos anos”, afirma.

A avaliação das candidatas foi realizada por uma banca de avaliadores capacitados pelo do Movimento Catarinense pela Excelência – ExcelênciaSC. “O prêmio é o reconhecimento daquilo que vem sendo realizado e estimulado em todas as regiões de Santa Catarina para que as empresas sigam na busca da excelência. O fundamental é a valorização do exemplo que essas empresas oferecem para que todas as organizações sigam o mesmo caminho”, diz o presidente do ExcelênciaSC, Leonardo Costa.
Como é feita a avaliação
A avaliação das candidatas é realizada em três etapas. Inicialmente a empresa preenche um relatório sobre suas práticas que adota em relação aos 8 Fundamentos de Excelência, considerando o Desenvolvimento Sustentável e o Compromisso com as Partes Interessadas, a Liderança Transformadora, a partir do Pensamento Sistêmico, define como as estratégias e planos devem ser implementados e materializados, por meio da Orientação por Processos e com Adaptabilidade, resultando em Geração de Valor para a própria organização e partes interessadas.
A partir disso, a organização busca evoluir por meio do Aprendizado Organizacional e Inovação, que permeiam o sistema promovendo a excelência. Na segunda etapa, os avaliadores voluntários avaliam essas práticas e visitam as organizações. Em seguida o relatório dessas visitas é analisado por um grupo maior de juízes do prêmio que definem de acordo com as pontuações obtidas as vencedoras do PCE.
As candidatas ainda receberão, em outubro, um relatório com feedback detalhado sobre as ferramentas de gestão que utilizam. E neste ano além da cerimônia de entrega, terá também o Congresso Catarinense de Excelência em Gestão, que irá acontecer no período da tarde. As inscrições para o Cerimônia de entrega do Prêmio podem ser realizadas pelo www.excelenciasc.org.br.