FORTALECER A AMAMENTAÇÃO: educando e apoiando

O mês de agosto é conhecido como Agosto Dourado por simbolizar a luta pelo incentivo à amamentação. A cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno. Neste ano o lema da Semana Mundial da Amamentação é “Fortalecer a amamentação: educando e apoiando”.

O mês da amamentação veio de uma construção sedimentada pela comemoração da Semana Mundial de Aleitamento Materno e teve início em 1990, em um encontro da Organização Mundial de Saúde (OMS) com o Unicef, sendo instituído pela Lei nº 13.435/2.017.

Conforme a Organização Mundial da Saúde, apenas 38% das crianças são amamentadas de maneira exclusiva com o leite materno e em demanda livre até o sexto mês de vida. No Brasil, apenas 9% das crianças se beneficiam do aleitamento materno exclusivo ao longo desses seis meses iniciais de vida, segundo o Ministério da Saúde.

Estima-se que o aleitamento materno poderia evitar 13% das mortes por causas evitáveis em crianças menores de 5 anos em todo o mundo. Através do leite materno o bebê recebe os anticorpos da mãe que o protegem contra doenças como, diarreia e infecções, principalmente respiratórias. O risco de asma, diabetes e obesidade é menor em crianças amamentadas, mesmo depois que elas param de mamar, além disso exerce efeito positivo na inteligência e auxilia no desenvolvimento da cavidade bucal.

O leite materno é o alimento mais completo que um bebê pode receber desde o seu nascimento e influencia diretamente na saúde do ser humano, pois o tempo e a maneira que uma criança é amamentada interfere no resto da sua vida.

O aleitamento materno possui inúmeros benefícios tanto para o bebê quanto para a mãe, por isso planeje, informe-se, busque orientação e ajuda, o sucesso será garantido. Afinal, amamentar é um ato de amor sem limite!

Hospital Regional Terezinha Gaio Basso de São Miguel do Oeste
Marcia Zambiasi – Enfermeira – Coren – 508381
Diretor Técnico – Vinicius Negri Dall’Inha – Cirurgião Oncológico – CRM 15904 / RQE 13771