Hospital de Guaraciaba atende pacientes especiais da região na especialidade de odontologia

Em 2020, o Hospital São Lucas de Guaraciaba iniciou o atendimento de Pacientes com Necessidades Especiais (PNEs) na área da odontologia. O serviço, que precisa ser realizado por um cirurgião-dentista especializado, passou a ser oferecido para os municípios da região Extremo Oeste após a identificação da demanda pelo Instituto Santé, que realiza a gestão do Hospital. Neste ano, a fila de atendimentos de pacientes especiais de Guaraciaba foi zerada.

A cirurgiã-dentista e buco-maxilo-facial, Sharon Bregalda, coordena o serviço no Hospital em Guaraciaba. Ela esclarece que o manejo do paciente vai depender de uma série de adaptações de acordo com o tipo de deficiência, a idade e a necessidade odontológica. Os atendimentos, segundo a dra Sharon, facilitam a vida e colaboram com a saúde e cuidados dos pacientes e cuidadores, além de prevenir e/ou diminuir gastos e complexidades dos tratamentos futuros. “Os pacientes especiais têm até duas vezes mais chance de ter doenças bucais do que a população tradicional e isso aumenta ainda mais a necessidade de dentistas preparados para prestar um atendimento de qualidade”.

A diretora do Hospital, Paula Corrêa, explica que a parceria com os municípios respeitou todos os diretos dos pacientes. “Assim como qualquer pessoa, os pacientes especiais possuem características individuais, preferências, sentimentos e traumas. Além da condição médica, a equipe avalia, em cada atendimento, as vontades do paciente, ainda que muitas vezes não consigam expressar”, afirma.

Paula lembra que foram 51 cirurgias/atendimentos desde 2020 para 10 municípios: Descanso, Guaraciaba, Iraceminha, Maravilha, São Miguel do Oeste, Belmonte, Bandeirante, Santa Terezinha do Progresso, Paraiso e Tunápolis. “O Hospital possui uma equipe multidisciplinar para atender a demanda da região nessa especialidade, tanto pelo SUS, quando no particular”, finaliza.