Sucesso de público: ECH é encerrado em Florianópolis

O 42º Encontro Catarinense de Hospitais foi encerrado nesta terça-feira, 11 de outubro, em Florianópolis. O maior evento dedicado ao Setor Saúde do Sul do país foi sucesso de público, tendo inscrições encerradas na semana anterior ao ECH.

Mais de 400 pessoas, entre expositores, palestrantes, autoridades e participantes movimentaram o CentroSul e debateram assuntos de interesse do setor, trocaram experiências e fecharam novos negócios para os estabelecimentos de serviços de saúde.

Segurança do paciente

O dia de encerramento foi aberto com o painel “Políticas de Segurança do Paciente – cultura ou protocolo?”. Três especialistas na área participaram do debate, mediado por Ana Graziela Bortolotto.

A especialista em Segurança do Paciente e coordenadora Estadual de Segurança do Paciente, Janete Ferreira Pinheiro, iniciou os trabalhos falando sobre gestão e tratamento de riscos. A painelista falou sobre liderança e segurança psicológica, e como promover dentro de uma abordagem sistêmica dos Fatores Humanos na segurança.

Janete encerrou dando conselhos aos participantes sobre segurança do paciente “Faça da segurança uma prioridade, facilite para que todos possam falar, estabeleça normas de como tratar falhas e conflitos, crie espaços para novas ideias e acolha o conflito produtivo”.

Os enfermeiros Rafael Branco Bertuol e Juliane Fiamoncini da Veiga do Hospital Santo Antônio de Blumenau falaram sobre o case da entidade na área de segurança do paciente. Entre os destaques a busca pela cultura da segurança nas organizações, a necessidade de identificar e estabelecer parceria com as lideranças dos setores, além de estar preparados para os eventos adversos.

PHC

Cláudio Marmentini, diretor-administrativo do Instituto Santé, foi o mediador da palestra “Política Hospitalar Catarinense”. O secretário de Estado da Saúde de SC, Aldo Baptista Neto, falou sobre a criação e os principais parâmetros do PHC.

A Política foi instituída com a missão de assegurar a qualidade no atendimento em saúde em todo o estado. Baseada em critérios estabelecidos por normativas vigentes no SUS, a PHC é fundamental para dar suporte financeiro às unidades que promoverem a qualificação e ampliação constante dos serviços, principalmente de cirurgias eletivas.

Na sequência da explanação, Jefferson Gomes, diretor-executivo do Instituto Santé, apresentou a experiência do Instituto e dos hospitais atendidos com a Política Hospitalar Catarinense. “A PHC é uma política indutória, em nossa experiência buscamos novos meios para buscar maior pontuação e novos recursos para as unidades hospitalares. A política tem sido uma revolução no setor da Saúde em SC”.

Jefferson ressaltou os destaques da legislação e ressaltou que, mesmo com a mudança de governo, a rede de prestadoras de serviços de Saúde deve estar unida na briga pela manutenção da Política Hospitalar Catarinense.

Motivacional

O Encontro Catarinense de Hospitais foi encerrado com a palestra “Venda com Propósito”, proferida por Alexandre Weimer, mentor e conselheiro em vendas e marketing, investidor de empresas e co-fundador do Evento HOJE. O palestrante acredita na transformação das pessoas em profissionais de alta performance.

A explanação foi pautada em autoconhecimento e propósito. Weimer destacou atitudes e ações que, muitas vezes, parecem simples mas podem fazer a diferença nas organizações e na vida das pessoas.

O momento foi marcado por interação e troca de experiências entre o público e o palestrante.

“Chegamos ao fim de mais um ECH. Nossos objetivos totalmente foram superados. Optamos por um evento mais intimista nessa retomada pós-pandemia. Para 2023 já começamos a planejar mais um grande Encontro, que movimentará o setor hospitalar de todo o país. Aguarde!”, completou o presidente da FEHOESC, Giovani Nascimento.