Unidades com gestão Santé recebem o Prêmio Catarinense da Excelência

Uma noite para reconhecer os melhores em gestão de Santa Catarina. Assim pode ser definida a quinta-feira, 30. E para o Santé, foi também um marco, sendo representado por três unidades premiadas. O Hospital Regional Terezinha Gaio Basso de São Miguel do Oeste, o Hospital Municipal de Dionísio Cerqueira e o Hospital Sagrada Família de Itapiranga receberam, em Florianópolis, o Prêmio Catarinense da Excelência, na categoria Nível I – 125 Pontos.

O presidente do Santé, Tércio Egon Paulo Kasten, destaca a importância do momento. “É o conhecimento, dedicação e trabalho de uma equipe sendo reconhecidos. As unidades se destacaram na implementação de ferramentas de gestão alinhadas ao Modelo de Excelência na Gestão (MEG). E isso é muito gratificante, principalmente por atuarmos na área da saúde que possui muitas adversidades”, afirma.

Das 17 empresas reconhecidas, as unidades com gestão Santé, foram os únicos hospitais. O diretor executivo, Jeferson Gomes, explica que foi o primeiro ano de participação das Instituições e que a experiência foi muito positiva. “O Prêmio é a confirmação de que a gestão em Hospitais pode e deve se eficiente e de excelência. É nisso que acreditamos e é para isso que o Santé trabalha”, ressalta.

A avaliação das candidatas foi realizada por uma banca de avaliadores capacitados pelo do Movimento Catarinense pela Excelência – ExcelênciaSC. “O prêmio é o reconhecimento daquilo que vem sendo realizado e estimulado em todas as regiões de Santa Catarina para que as empresas sigam na busca da excelência. O fundamental é a valorização do exemplo que essas empresas oferecem para que todas as organizações sigam o mesmo caminho”, diz o presidente do ExcelênciaSC, Leonardo Costa.

Como é feita a avaliação
A avaliação das candidatas é realizada em três etapas. Inicialmente a empresa preenche um relatório sobre suas práticas que adota em relação aos 8 Fundamentos de Excelência, considerando o Desenvolvimento Sustentável e o Compromisso com as Partes Interessadas, a Liderança Transformadora, a partir do Pensamento Sistêmico, define como as estratégias e planos devem ser implementados e materializados, por meio da Orientação por Processos e com Adaptabilidade, resultando em Geração de Valor para a própria organização e partes interessadas.

A partir disso, a organização busca evoluir por meio do Aprendizado Organizacional e Inovação, que permeiam o sistema promovendo a excelência. Na segunda etapa, os avaliadores voluntários avaliam essas práticas e visitam as organizações. Em seguida o relatório dessas visitas é analisado por um grupo maior de juízes do prêmio que definem de acordo com as pontuações obtidas as vencedoras do PCE.